Comunicação entre veículos: a tecnologia anda a jato

C-V2X. é a sigla da tecnologia que permite a comunicação do carro com o ambiente ao seu redor, através do celular, e que terá um papel importante na melhoria da segurança automotiva, na redução dos congestionamentos e aprimoramento da direção autônoma.

Trata-se de uma tecnologia avançada de comunicação sem fio, permitindo que carros se comuniquem com os outros veículos e com as ruas, através das sinalizações verticais e horizontais (semáforos, sinais de trânsito, faixas na pista) e também com os demais elementos do trânsito: motociclistas, ciclistas, compartilhando informações sobre sua localização, sua direção e suas condições de manejo.

O C-V2X é o futuro da mobilidade, quando os veículos e demais atores do trânsito vão estar totalmente interligados, em permanente comunicação.

O sistema orienta sobre o sistema de gerenciamento de tráfego no local, avisando sobre congestionamentos, demora no semáforo, orientação de velocidade e fluxo do trânsito, obras na pista, acidentes. Alerta sobre perigo na via, freadas bruscas do carro que vai à frente, alerta de pontos cegos, presença de pedestres na pista.